quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Festa dos cinco anos do Centro de Cooperação Dom Bosco


 A Cooperação Dom Bosco (CDB) comemorou com imensa alegria seus cinco anos de fundação no dia 20 de novembro de 2011. Participaram do evento, fundadores, colaboradores, ex-colaboradores, voluntários, crianças e jovens beneficiados pelos projetos da instituição, seus familiares, os padres Bacilon Monteiro (pároco local) e Diego Vanzetta (inspetor dos Salesianos de Dom Bosco no nordeste), Irmão Toni Cibin (ecônomo da Inspetoria Salesiana do Nordeste) e os fiéis da paróquia São João Maria Vianney.

A festa começou com a celebração da Santa Missa presidida pelo pároco Bacilon na comunidade Dom Bosco. Em seguida toda comunidade seguiu em procissão até a sede da ONG levando as imagens de São João Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora que serão restauradas a pedido do padre Bacilon e devolvidas a comunidade por ocasião da Festa de Dom Bosco que ocorrerá em janeiro de 2012.

Já no palco montado em frente a sede, o Padre Bacilon Monteiro da Silva lembrou que “a Comunidade Dom Bosco começou com a presença dos salesianos, principalmente das irmãs salesianas Filhas de Maria Auxiliadora que apresentaram a devoção, o amor e o carinho a Nossa Senhora Auxiliadora. O Centro de Cooperação Dom Bosco com o famoso oratório de Dom Bosco, acolhe jovens e crianças levando o conhecimento de Jesus Cristo e também cidadania. Então pedimos a eles que presenteassem para a comunidade Dom Bosco a restauração das imagens de Dom Bosco e de Nossa Senhora Auxiliadora. Desde já agradecemos ao Centro de Cooperação Dom Bosco por aceitar fazer a restauração e em janeiro viremos buscar as imagens em procissão.”

Após proferir estas palavras, o padre abençoou a água e acompanhado pelo inspetor salesiano padre Diego Vanzzeta e alguns membros da ONG iniciou a benção da nova sede. Este foi sem dúvida um dos momentos mais esperados dessa grande festa.

Os meninos do oratório, acompanhados dos oficineiros, fizeram belas apresentações artísticas demonstrando o que aprenderam nas oficinas de dança, percussão e malabares durante todo o ano.

Alguns coordenadores de projetos contaram suas experiências, como por exemplo, Dona Maria que está à frente da cozinha comunitária, grupo de mães de oratorianos que recebem os alimentos doados pelo SESC - Programa Mesa Brasil e pela comunidade, fazem a separação e distribuição para as mães cadastradas.

Cleilton Araújo, coordenador da AJS Maceió, definiu o movimento e partilhou sua experiência na Cooperação Dom Bosco, destacando o trabalho realizado junto “aos jovens que ainda não foram alcançados pela igreja e pela sociedade”. Em outro momento, Cleilton lembrou a participação de Eliane, sócia fundadora da Ong, que hoje reside na Itália de onde não mede esforços para ajudar nesta missão.

Jonata Braz falou sobre o projeto Coletivo, parceria entre a CDB, a ONG Visão Mundial e a Coca-cola que oferece curso na área de varejo e encaminha os jovens para o mercado de trabalho. Durante este semestre mais de 300 jovens da comunidade foram beneficiados. Jonata encerrou sua fala parabenizando a todos.

O Pé no Palco realizou duas encenações, a primeira foi um improviso muito divertido e a segunda foi a peça “Missão de Graça” que abordou de forma lúdica o tema vocação.

Encerrando os festejos, Maíse Cordeiro, diretora-presidente da ONG, falou emocionada sobre os cinco anos da Cooperação Dom Bosco e leu a carta aberta distribuída à comunidade. O inspetor Diego Vanzzeta expressou sua alegria por conhecer este projeto inspirado nas ações de Dom Bosco. E a banda Atos Eternos animou os parabéns, cantado pelos presentes com muita empolgação. E como não poderia faltar, o bolo foi saboreado por todos.




CARTA ABERTA À COMUNIDADE DO CLIMA BOM

Por ocasião do 5º aniversário de criação do Centro de Cooperação Dom Bosco

Maceió, 20 de novembro de 2011


O Centro de Cooperação Dom Bosco, situado à Rua Santa Fé, 70, Clima Bom, nesta Capital, foi criado juridicamente em 2006, porém há muito antes já estava empenhado em realizar diversas atividades em favor de crianças, adolescentes e jovens, juntamente com religiosos e religiosas salesianos, da Inspetoria Salesiana do Nordeste, que por aqui passaram. Romarias jovens, festivais da juventude, encontros de formação e oficinas de teatro, dança, esporte e de lazer já faziam parte de nossas ocupações.

Essas atividades ao longo desses 05 (cinco) anos foram aprimoradas e outras mais acrescentadas ao conjunto de oportunidades de promoção que a Cooperação Dom Bosco vem desenvolvendo para melhor favorecer o crescimento humano, cultural e social das crianças e jovens de Maceió, especialmente dos residentes do Clima Bom e adjacência que visitam a nossa Instituição.

Contudo, muitas dificuldades ainda permeiam os nossos caminhos, porém temos como grande inspiração o exemplo de Jesus Cristo que não excluiu ninguém: “Quem acolhe o menor, a mim acolhe” (Mc 9, 37); “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo. 13, 34); “todos vós sois irmãos” (Mt. 23, 8), e a “pessoa do Pai e Mestre da Juventude São João Bosco, que dedicou sua vida, desde criança, à promoção integral dos jovens” (Pe. Deyvison Soares, SDB), assim o trabalho da Cooperação Dom Bosco continuará sendo feito.

Neste dia em que celebramos o 5º aniversário de criação da nossa ONG (Centro de Cooperação Dom Bosco), queremos externar nossa alegria pelas maravilhas que O Senhor Deus tem nos concedido, agradecê-lo por ter nos reunido para criarmos esta instituição e por nos permitir ter conhecido à Família Salesiana, sua história e sua espiritualidade.

Da mesma forma agradecemos às pessoas e às instituições que fielmente colaboram conosco, bem como aos nossos voluntários, sem vossas contribuições e dedicação não conseguiríamos progredir em nossa missão de ”cooperar para a promoção de ações que fundamentadas na fé, na razão e no amor, possibilitem a inclusão social da juventude alagoana”.

Por fim, fazemos um convite, um convite para que, de forma voluntária, junte-se ao nosso grupo para que possamos continuar oportunizando as nossas crianças e jovens, bem como a seus familiares melhores condições de vida.



À DIREÇÃO.