Nossos Projetos

Atualmente, a instituição desenvolve 05 (cinco) Projetos: o Oratório Festivo, a Casa da inteligência (em curso o Projeto Coletivo – Coca-Cola), Projeto Guia, Projeto Amigos da Casa (em curso Programa Mesa Brasil - SESC) e o Projeto Pé no Palco. Além de promover/participar de atividades pastorais fomentando a AJS - Maceió.

Projeto Oratório Festivo de São João Bosco


O Oratório Festivo é o primeiro projeto da Cooperação Dom Bosco. Seu objetivo é proporcionar um ambiente para promoção de ações de desenvolvimento social, educativo, religioso, cultural e afetivo para adolescentes e jovens.
Atualmente, cerca de 80 crianças e adolescentes, com idade entre 08 (oito) e 14 (quatorze) anos são beneficiados pelo projeto que acontece toda manhã de domingo em uma escola estadual do bairro. Para participar, os oratorianos precisam fazer inscrição gratuita e indicar a oficina que desejam fazer parte.
As atividades do projeto consistem na abertura das atividades com o bom dia, momento em que as crianças e os jovens são acolhidos, onde são tratados temas relacionados aos ensinamentos cristãos e do cotidiano da comunidade. Em seguida, há associação e encaminhamento dos participantes para as oficinas educativas.
As oficinas abordam conteúdos educativos que tratam da relação com a família e amigos, vida cristã, vida social, saúde, escola e outros sugeridos pelos atendidos no projeto. Depois, um lanche é distribuído aos oratorianos. Na sequência, há um momento de lazer fora das oficinas educativas com jogos e brincadeiras, seguida pela guarda dos materiais e atividade de encerramento do dia.

Em 2011 o Oratório ofertou as seguintes oficinas:
  • Oficina de Capoeira
  • Oficina de Dança
  • Oficina de Percussão
  • Oficina de Malabares

Projeto Pé no Palco


O Projeto Pé no Palco surgiu a partir de uma apresentação de teatro feita por jovens da Cooperação Dom Bosco com o intuito de entreter a comunidade. Agora, a finalidade do projeto é proporcionar aos jovens do bairro uma experiência com o teatro de forma educativa, promovendo diálogo e lazer a fim de reduzir riscos sociais.

O Pé no Palco é composto por um grupo de jovens que fazem diversas apresentações por ano versando sobre ensinamentos cristãos e temas ligados ao dia a dia da comunidade.

Inicialmente, os jovens atores são treinados nas oficinas de teatro para adquirir conhecimento teórico e desenvolver habilidades de adaptação ao palco por meio de exercícios repetitivos, clown, exaustão, improvisação, expressão corporal e exercício de respiração.

Num segundo momento, são escolhidos os temas abordados no espetáculo, seguido por pesquisa ou desenvolvimento de textos, situações sobre o tema, construção de personagens e figurino, construção e marcações de cenas, ensaios internos e ensaios abertos ao público, apresentação a públicos específicos (teste-piloto, pré-estréia) para avaliação e correções e apresentação ao público geral.

A Cooperação Dom Bosco espera com estas atividades despertar e estimular os jovens para a arte teatral, educando-os de forma educativo-informativa, proporcionando entretenimento e lazer. Além de promover ações culturais no bairro do clima bom e vizinhança.

Projeto Guia


O Projeto Guia consiste em orientar o jovem através da informação, da formação e do diálogo sobre os atuais problemas enfrentados pela juventude, seus processos de escolhas de vida e atitudes desencadeadoras de crescimento pessoal, tornando-o participante da sociedade.

As atividades desenvolvidas pelo projeto abordam temáticas que levam os jovens a compreender a sua história, a realidade onde vivem, o circulo social a que pertence e a percepção para tomada de suas decisões de forma ativa e consciente. Também são discutidos temas referentes ao uso de substâncias psicoativas, violência, novos conceitos de família, valores humanos, outros assuntos da atualidade e demandas apresentadas pelos próprios jovens, visando a construção de um projeto pessoal de vida.

As primeiras ações do projeto aconteceram em escolas públicas com jovens entre 14 e 18 anos de idade, através de oficinas divididas entre exposição do tema e trabalhos em grupo. Recentemente, realizamos um ciclo de palestras voltado para o autoconhecimento e discernimento vocacional auxiliando no desenvolvimento do projeto pessoal de vida dos participantes.

Projeto Casa da Inteligência
O Projeto Casa da Inteligência busca difundir conhecimentos relacionados ao empreendedorismo, construir parcerias para capacitação profissional e proporcionar espaços para troca de experiências profissionais.

A princípio a Casa da Inteligência ofertou um cursinho pré-vestibular que contemplou um número superior a 100 (cem) jovens. Posteriormente, passamos a oferecer os cursos de capacitação profissional e de incentivo ao desenvolvimento de habilidades pessoais.

As atividades do projeto são planejadas de acordo com os estudos feitos pela instituição visando conhecer detalhadamente seu público. Atua em conjunto com organizações públicas e/ou privadas fazendo uso de seus espaços a fim de garantir as melhores condições para o desenvolvimento das atividades que tem caráter participativo e criativo tornando o processo de troca de informações e experiência mais eficiente.

Atualmente, a Cooperação Dom Bosco está com uma parceria com a ONG Visão Mundial e a Coca-Cola, desenvolvendo o Projeto Coletivo que oferece o curso de preparação para o mercado de varejo com aulas sobre empregabilidade, mercado de varejo, relacionamento, palestras de profissionais de grandes empresas e simulações de dinâmicas e entrevistas, além de encaminhamento para seleções em empresas de varejo. A cada novo ciclo, o Projeto Coletivo atende aproximadamente 120 jovens entre 15 e 25 anos de idade.

  Projeto Amigos da Casa
 
O projeto Amigos da Casa pretende através de ações de mobilização da comunidade, buscar doações e serviços voluntários que garantam a funcionalidade dos projetos da Cooperação Dom Bosco e o atendimento social de seus beneficiários.

Após a coleta das doações junto às instituições parceiras, voluntários realizam o beneficiamento e armazenamento dos bens recebidos para atender as demandas dos projetos. Atualmente, a ONG envolve um grupo de mães de crianças e jovens atendidos pelo Oratório Festivo São João Bosco no Programa Mesa Brasil – SESC, parceria que motivou a Cozinha Comunitária, existente na instituição.

Outras atividades
Articulação da Juventude Salesiana – AJS
A Articulação da Juventude Salesiana (AJS) é uma rede de apoio mútuo e articulação entre vários grupos de jovens que se identificam com a espiritualidade juvenil Salesiana e querem vivê-la. É um trabalho conjunto dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), filhas de Maria Auxiliadora (FMA), de toda a Família Salesiana e da juventude que propõe a articulação de grupos autônomos, que tem organização, metodologia e objetivos próprios. A AJS está em sintonia com as orientações da Pastoral da Juventude da Igreja do Brasil (PJB) e insere-se nas iniciativas da Pastoral da Juventude local.

AJS Maceió

A AJS Maceió teve início em 1997, na Paróquia de Santa Luzia de Siracusa, localizada no bairro do Tabuleiro do Martins. Desde então desenvolveu atividades e eventos junto a juventude das diversas paróquias da cidade. Hoje, atua principalmente em parceria com o Centro de Cooperação Dom Bosco, sediado junto a Paróquia São João Maria Vianney, no Clima Bom.

O modelo de organização da AJS Maceió considera a realidade dos grupos articulados, sua agenda de atividades e as necessidades de informações requeridas para funcionamento. A estrutura atual propõe principalmente duas novas estratégias de organização: 1) Escolha anual do Coordenador Geral Local, escolhido dentre os membros da equipe de coordenação; 2) Escolha de dois representantes para cada atividade e definição de atribuições.

A Equipe de Coordenação é composta pelos representantes dos grupos articulados e jovens líderes com afinidade aos princípios da rede. Já para a coordenação de cada evento, são escolhidos dois jovens integrantes da equipe de coordenação. Esta escolha é definida de acordo com a demanda existente e as atribuições dos coordenadores do evento.

Os principais eventos desenvolvidos pela AJS Maceió seguem de acordo com o calendário da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil e com o calendário da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Maceió. Destacando-se: Colônia de Férias, Romaria Jovem, Encontrão Jovem, Encontros de Formação e Articulação de Grupos Jovens, Festival da Juventude Salesiana e Dia Nacional da Juventude.

Festival da Juventude Salesiana
Todos os anos, aproximadamente 1000 jovens dos colégios, obras sociais, paróquias, faculdades dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadoras – Salesianas se reúnem em Recife-PE no Festival da Juventude Salesiana. O Encontro promove momentos de convivência, oração, reflexão, arte e alegria.

Os membros da AJS Maceió já participam a vários anos do Festival da Juventude Salesiana. As experiências nos festivais inspiraram a criação da Colônia de Férias e do Oratório Festivo. A vivência nos festivais e demais eventos salesianos também deram origem a Cooperação Dom Bosco que desde a sua criação participa de todos os festivais. Todos os jovens se mobilizam em torno do tema proposto e demonstram suas habilidades artísticas através das apresentações de dança, música e teatro, entre outras, produzidas especialmente para o evento.

Colônia de Férias
 
A Inspetoria Salesiana do Nordeste realiza a Colônia de Férias em diversas cidades em parceria com os animadores voluntários que são orientados pela Pastoral Juvenil. O Projeto consiste em oferecer as crianças, adolescentes e jovens de baixa renda atividades de caráter cultural, religioso e entretenimento durante o período das férias escolares.

A AJS Maceió realizou no ano de 2004 a primeira Colônia de Férias seguindo o modelo salesiano. Com o passar dos anos a atividade foi se estruturando e conquistando a adesão de novos parceiros e voluntários, entre eles a Cooperação Dom Bosco que participa desde o planejamento até a execução e avaliação.